Frases

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mario Quintana.
"
O livro caindo n'alma, É germe - que faz a palma, É chuva - que faz o mar".
Castro Alves.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

"O Grande Massacre de Gatos" de Darnton: um livro primoroso


Por Gabriel dos Santos Birkhann

http://apostaliteraria.blogspot.com.br/
Fonte: Wikipédia

Em "O Grande massacre de gatos e outros episódios da História Cultural Francesa" (366 p.) o  historiador cultural e bibliotecário norte-americano Robert Darnton (1939-) promove uma análise criteriosa e apurada de eventos díspares ao longo de seis ensaios, a saber:
1) “Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso”. Neste ensaio, o autor procura interpretar um folclore que era amplamente difundido na França, sobretudo para os camponeses, procurando entender como o estilo de vida desse povo era transmitido para as "narrativas populares" que os caracterizavam.
2) “Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na rua Saint-Séverin". Darnton, utilizando-se da narrativa feita por Nicolas Contat anos após o ocorrido, procura compreender  a mentalidade de um grupo de artesões da zona urbana  de Paris durante o final da década de 1730 e o significado que a cultura comum da França atribuía aos gatos, resultando no  julgamento e enforcamento desses gatos.
3) “Um burguês organiza seu mundo: a cidade como texto”. Robert,através da análise feita por um cidadão anônimo sobre a  cidade de Montpellier em 1768, busca entender o que a vida urbana significava para esse anônimo, observando a forma como que este descrevia a hierarquia (mostrada de maneira firme numa procissão), as relações sociais, etc.
4) “Um inspetor de polícia organiza seus arquivos: a anatomia da república das letras”. Nesse ensaio, ele analisa os arquivos do policial Joseph d’Hémery, responsável por inspecionar o comércio livreiro e que juntamente à isso, acabava inspecionando os indivíduos responsáveis por escreverem os livros, os intelectuais, fazendo com que Joseph tenha feito um trabalho de observação  e de recenseamento de um alto nível para a época (Século XVIII).
5) “Os filósofos podam a árvore do conhecimento: a estratégia epistemológica da Encyclopédie”. Darnton, nesse ensaio, "busca entender como era classificado epistemologicamente no texto-chave do Iluminismo, o Discours préliminaire da Encyclopédie" (OLIVEIRA, 2013) já que, conforme Darnton afirma "a classificação é, portanto, um exercício de poder" (p. 249).
 6) “Os leitores respondem a Rousseau: a fabricação de sensibilidade romântica”. No último ensaio, Robert Darnton através de cartas do burguês Jean Ranson enviadas à Société Typographique de Neuchâtel (STN) procura entender como ele lia, mas sem perder de vista que “é através de Rousseau, que podemos entender melhor como se dava essa leitura” (OLIVEIRA, 2013). 
Darnton em  "O Grande Massacre de Gatos" consegue fazer uma análise excepcional do mundo do Ancien Régime, sem cometer anacronismos nem outros vícios que possam prejudicar a narrativa histórica e seu estudo.
Com base na "História Cultural" Robert consegue compreender modos de pensamento e de sentimento que por anos foram deixados de lado pelos estudos históricos, sendo que em quatro ensaios (“Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na rua Saint-Séverin", “Um burguês organiza seu mundo: a cidade como texto",“Um inspetor de polícia organiza seus arquivos: a anatomia da república das letras” e “Os leitores respondem a Rousseau: a fabricação de sensibilidade romântica”) Darnton parte do estudo de textos/depoimentos de pessoas anônimas, sem voz,de um modo similar à Carlo Ginzburg com o estudo do processo do moleiro Menocchio- que era perseguido pela Santa Inquisição- em "O Queijo e os Vermes".
"O Grande Massacre de Gatos" é um livro que não pode passar de fora do radar de suas  leituras.
-
REFERÊNCIAS:

ALANIZ, Anna Gicelle Garcia. Cantinho da História 106: Robert Darnton e O grande massacre de gatos. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=JhBOK-YS10g  >. Acesso em: 27 dez 2014.

DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da história cultural francesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

OLIVEIRA, Rafael. Resenha do livro “O Grande Massacre de Gatos: e outros episódios da história cultural francesa". Disponível em: < http://escoladosruralis.blogspot.com.br/2013/06/resenha-do-livro-o-grande-massacre-de.html >. Acesso em: 29 dez.2014.

ROBERT DARNTON. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Darnton>. Acesso em: 29 dez. 2014.
-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem? Comente com moderação e respeito. Sua opinião será sempre bem vinda desde que não radicalize e não falte com o respeito! Abraços! Como li na internet certa feita: "entrar num blog e sair sem comentar é como visitar uma casa e sair sem se despedir"! :)