Frases

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mario Quintana.
"
O livro caindo n'alma, É germe - que faz a palma, É chuva - que faz o mar".
Castro Alves.

terça-feira, 24 de março de 2015

Resenha de ""América Pré- Colombiana" (Ciro Flamarion Cardoso)


Por Gabriel dos Santos Birkhann
lista.mercadolivre.com.br
Em "América Pré- Colombiana" o historiador Ciro Flamarion Cardoso estuda 
a História da América Pré-Histórica e Pré-Colombiana em busca de uma “história quase perdida", conforme consta da quarta capa.
Cardoso não se furta a analisar o melhor método para o trabalho do historiador que pretenda estudar esse período, nesse caso o melhor método é o arqueológico, em sua maioria, a exceção fica por conta da análise de documentos e da tradição oral que devem seguir os seus métodos próprios.
Analisando a história dos diversos povos que viviam na América antes da chegada dos Europeus (no México, América Central e Andina) através de estudos sobre a cultura, a produção econômica, etc., Ciro traça um painel vigoroso de toda uma rede complexa de relações sociais e de construções por vezes monumentais, que dariam inveja ao "Velho Mundo".
É um livro que, pelos detalhes que narra a respeito dos povos, pode por vezes ficar cansativo, mas que vale a pena o esforço: chegar ao final da leitura sabendo um pouquinho mais sobre a importância de se estudar a História da América e sendo menos ignorante a respeito dessas verdadeiras Civilizações é, enfim, um resultado que vale a pena almejar.
REFERÊNCIA:


CARDOSO, Ciro Flamarion. A América Pré- Colombiana. São Paulo: Editora Brasiliense, 1ª ed. (1981), 8ª r. (1996), 120 p, vol. 16 (Coleção Tudo É História).

Um comentário:

  1. Ciro é uma leitura cansativa, porém determinadas matérias não poderiam utilizar-se de referências bibliográficas melhores que as diversas do mesmo. Apesar de repetitivo e ao mesmo tempo confuso, como quando, por exemplo, se fala sobre a formação do mundo oriental, é sempre bom ter em mente que a riqueza de informações e detalhes tornam-o uma leitura por vezes indispensável.
    Quem pretende saber mais sobre história antiga, seja por curiosidade ou por necessidade, precisa ler Ciro.

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem? Comente com moderação e respeito. Sua opinião será sempre bem vinda desde que não radicalize e não falte com o respeito! Abraços! Como li na internet certa feita: "entrar num blog e sair sem comentar é como visitar uma casa e sair sem se despedir"! :)