Frases

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mario Quintana.
"
O livro caindo n'alma, É germe - que faz a palma, É chuva - que faz o mar".
Castro Alves.

domingo, 15 de março de 2015

Resenha do livro "Enquanto Agonizo" (William Faulkner)


Por Gabriel dos Santos Birkhann


www.skoob.com.br
O Autor. Fonte: http://www.nobelprize.org/
"Minha mãe é um peixe".(p.75) "My mother is a fish". (Original)
VARDAMAN.

Este  romance do escrito pelo norte-americano William Faulkner, publicado originalmente em 1930, se passa no sul dos Estados Unidos e narra a "Saga dos Bundren", uma família disfuncional que percorre um longo percurso para enterrar a Matriarca da família, a Sra. Addie Bundren.
O autor não escolhe narrar a saga de uma família rica, mas sim de uma família simples, com seus membros conflituosos e tortuosos, cheios de problemas e de conflitos psicológicos à flor da pele.
Através da técnica do fluxo de consciência, organizada em vários capítulos narrados cada um sob o ponto de vista de personagens diferentes- capítulos estes que variam de tamanho no decorrer da narrativa- Faulkner constrói todo "um mundo" que, conforme observa o tradutor, Wladir Dupont, "(...) varia do humor negro ao cúmulo do patético(...)" (¹).
Os personagens vão sendo mostrados ao longo do livro, através de flashbacks, conversas, e suas opiniões são sendo descortinadas ao longo do tempo, com nossas opiniões variando, por lógica, a respeito deles, a todo momento.
Anse, marido de Addie, é o "ponto lembrete" da narrativa, afinal, a todo momento ele fica lembrando (sobre o enterro dela em Jefferson) a si mesmo (há variações!) "eu prometi para ela,"ela está contando com isso" (p.122).
Se você gosta de livros com tramas não lineares, com diversos POVs (²),esse é um prato cheio, mas se não gosta, é melhor passar longe ou tentar logo dar uma chance.
O final desse livro é de arrepiar (Anse...Anse...!!!): valeu cada segundo gasto (melhor dizendo, ganho) com a leitura, todo o quebra-cabeça resolvido a cada capítulo (polifonia, que por vezes, pode embaralhar um pouco o leitor não acostumado ao estilo desse americano), em suma, aproveitei muita coisa, aprendi outro tanto de coisas, recomendo, é super supimpa. Nota 10!
(Só o final de Darl- meu personagem preferido- me deixou meio chateado!)
As you read, you will not die.
SUGESTÕES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/As_I_Lay_Dying_%28livro%29
http://homoliteratus.com/enquanto-agonizo-o-livro-que-merece-ser-lido-sempre/
NOTA:
(¹) Texto na Quarta Capa do livro, que aliás, possui uma "orelha" muito bem escrita pelo mesmo Dupont (1938-2014).
(²) Point Of Views (mais conhecido pelos contemporâneos nas obras que leem de George R.R. Martin), conhecidos em português como "pontos de vista".
REFERÊNCIA:
FAULKNER, William. Enquanto Agonizo. São Paulo: Editora Mandarim, 2001,232 p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem? Comente com moderação e respeito. Sua opinião será sempre bem vinda desde que não radicalize e não falte com o respeito! Abraços! Como li na internet certa feita: "entrar num blog e sair sem comentar é como visitar uma casa e sair sem se despedir"! :)