Frases

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mario Quintana.
"
O livro caindo n'alma, É germe - que faz a palma, É chuva - que faz o mar".
Castro Alves.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Resenha: "Chica da Silva e o contratador dos diamantes" (Júnia Furtado)


Por Gabriel dos Santos Birkhann

gabrielamori.wordpress.com


A historiadora Júnia Ferreira Furtado em seu livro "Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito" procura desmistificar a história da ex-escrava Chica da Silva (que consagrou-se na história como "a Chica que manda") que tornou-se senhora de sua própria vida.
Desmistificar mostrando que a inserção de forras à sociedade mineira do século XVIII estava longe de ser uma exceção, sendo algo absolutamente normal, e que a escravidão perpassava a vida de todos os habitantes, inclusive os ex-escravos, sendo que muitos desses possuíam escravos.
Para libertar Chica da Silva do mito ao qual foi consagrada pela imaginário popular, literatura, pelo cinema e pela história, Furtado faz todo um trabalho historiográfico de primeira linha, com um alto nível de referência e de pesquisa, conseguindo atingir um primor em seu trabalho, que faz com que o mesmo, conservando todas as características de um bom trabalho histórico, se torne prazeroso de se ler.
A historiadora Júnia Ferreira Furtado conseguiu com seu livro "Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito" lograr o seu objetivo e contribuiu para que o pensamento histórico sobre a as relações entre negros e brancos no Brasil continue se aprimorando.
REFERÊNCIA:
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª e., 2 r.,2003, 406 p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem? Comente com moderação e respeito. Sua opinião será sempre bem vinda desde que não radicalize e não falte com o respeito! Abraços! Como li na internet certa feita: "entrar num blog e sair sem comentar é como visitar uma casa e sair sem se despedir"! :)